PREFEITURA EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de São Mateus promoveu, na Praça Mesquita Neto, ação de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, foi realizada seguindo a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”.

A campanha visa destacar a data do dia 18 de maio para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O evento teve a participação de integrantes de diversos órgãos da Prefeitura e da sociedade civil organizada, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Clube da Terceira Idade de Guriri.

PROGRAMAÇÃO

A ação na praça contou com performances de dança e capoeira do projeto Ocupação Social, junto com apresentações culturais dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Na ocasião também houve o ‘plantio’ simbólico de 250 flores de papel, representando os casos de violência sexual registrados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) nos últimos 9 anos.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

A DATA

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data foi escolhida porque no dia 18 de maio de 1973, em Vitória, a menina Araceli, de apenas oito anos, foi torturada, estuprada e morta por jovens de classe alta da Capital. O crime ficou conhecido em todo o País como “Caso Araceli” e continua impune. Seu corpo foi encontrado desfigurado com ácido atrás do Hospital Infantil.