Prefeitura promove capacitação em Segurança Alimentar para ambulantes

A prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na Escola Wallace Castelo Dutra o treinamento dos ambulantes que comercializarão alimentos durante o período de Carnaval. A iniciativa visa garantir a segurança alimentar dos turistas e moradores do Município e minimizar risco de intoxicações alimentares.

A capacitação foi ministrada pela nutricionista Catharini Andreatta Quemelli e membros da equipe do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram abordados tópicos relacionados às boas práticas de manipulação de alimentos e de higiene.

Equipes Preparadas
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Michelle Eleoterio dos Santos, ressalta a importância da capacitação. "A falta de higiene, o acondicionamento inapropriado da matéria-prima utilizada na confecção dos alimentos e o preparo inadequado são fatores que facilitam a contaminação e podem trazer problemas à saúde. Esse treinamento tem o objetivo de garantir com que os alimentos comercializados estejam aptos para consumo" – destaca.

O secretário municipal de Saúde, Henrique Luis Follador, lembrou que a Vigilância Sanitária vai atuar com equipes de fiscais devidamente identificados durante todos os dias de festividades de Carnaval: "Assim, iremos proporcionar que tanto turistas quanto moradores possam consumir alimentos sem risco de algum transtorno".