PREFEITURA REALIZA ENCONTRO DE COORDENADORES E TÉCNICOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CONTRA O RACISMO INSTITUCIONAL

A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na última sexta-feira (28), o III Encontro de Coordenadores e Técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como objetivo conscientizar e combater o preconceito institucional na rede de proteção social.

Durante o evento, a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, alertou para a necessidade de promover uma campanha que atinja trabalhadores, gestores e usuários da assistência social. "Se quebrarmos todo o preconceito institucional que existe, não só contra os negros, mas contra todas as minorias, estaremos dando um salto na assistência social, já que é o serviço que mais atende à população em situação de pobreza e vulnerabilidade", afirmou.

Racismo institucional  é o termo que define como uma falha de uma organização – pública ou privada – em oferecer um serviço adequado às pessoas em razão de sua cor, cultura ou origem étnica. O racismo institucional também coloca as pessoas ou grupos raciais em situação de desvantagem no acesso a benefícios e a políticas.