Prefeitura realiza Semana da Consciência Negra

De 19 a 24 de novembro, o Município de São Mateus será palco da Semana da Consciência Negra. A programação ocorrerá no Sítio Histórico Porto e tem o objetivo de aproximar e conscientizar a sociedade em geral. O convite é para que todos para apreciar, aprender e entender segmentos da cultura negra, somando força para preservá-la e difundi-la.

O evento

Com o tema “Conquistas e Avanços na Década dos Afrodescendentes", o evento contará com atrações diversificadas durante toda a semana. Haverá exposições, oficinas culturais, exibição de filmes, shows, danças, capoeira, Jongo, Reis de Boi, teatro, hip-hop, além da Feira Afro, que trará produtos produzidos nas comunidades quilombolas.

Também faz parte da programação um ciclo de palestras trazendo temas como: juventude negra, afirmação de identidade, autoestima, público LGBT-Negr@s, territórios quilombolas, cultura negra, tecnologia e ascensão da população negra.

A Data

O Dia da Consciência é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro em alusão à data da morte de Zumbi dos Palmares, considerado um dos grandes líderes da História do Brasil e símbolo da luta contra escravidão.

São Mateus é a única cidade do Espírito Santo contemplada pela Lei 8.790/2007, na qual prevê a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município no dia 20 de novembro. Em 2017, o Governador Paulo Hartung sancionou a Lei 10.717, que institui a realização da Semana da Consciência Negra na semana do dia 20 de novembro no Espírito Santo.

A Semana da Consciência Negra é uma realização da Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com entidades e movimento negro organizado no Município.

Confira abaixo a programação completa:

20/11 Terça-Feira

•  09h: Abertura da Exposição Personagens Negr@s - Casarão Ciro Sodré

•  10h: Cerimônia de abertura da Semana da Consciência Negra

•  11h: Panorama “Conquistas e Avanços na Década dos Afrodescendentes”

•  14h: Filme Zumbi dos Palmares – Quilombo

•  16h às 21h: Palco Livre com Apresentações Culturais

•  17h: Abertura da Feira Afro

•  19h: LIRA MATEENSE

21/11 Quarta-Feira

•  09h às 22h: Feira Afro

•  09h: Palestra Tecnologias Africanas - Guine Ribeiro - Irmandade Azkari Bantu-ES