PROTEGENDO A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

• #SãoMateusContraoCoronavírus
  • PROTEGENDO A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

• O Programa de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Mateus, preparou algumas dicas para ajudar você e sua família no enfrentamento do Coronavírus.

• CUIDE-SE
  • Faça exercícios em casa, alimente-se de forma saudável. Meditação, relaxamento e alongamento também ajudam.

• FAÇA COISAS QUE GOSTA
  • Aproveite para retomar as atividades ou projetos que estavam parados. Leia um livro, assista a filmes e séries, ouça músicas e dance.

• TENTE MANTER A NORMALIDADE
  • Crie uma rotina para suas tarefas, com sequência de horários e planejamento no dia, mantenha os horários de sono e refeições, converse com as pessoas do seu convívio e, se possível, trabalhe em casa.

• COMPARTILHE A VIDA COM AMIGOS E FAMILIARES DE FORMA ON-LINE
  • Isso o ajudará a ver como os outros estão lidando com a situação. O isolamento é somente físico.

• FILTRE AS INFORMAÇÕES
  • Excesso de informações pode prejudicar sua saúde mental e ser o gatilho para o aparecimento de sintomas de ansiedade, pânico e alterações do humor. Escolha um horário do dia e atualize-se com as principais informações e orientações das autoridades, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).

• NÃO PARE SEU TRATAMENTO
  • Se você está em tratamento médico, não pare a medicação e caso os sintomas piorem procure ajuda. Se perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não se esqueça também do CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA - CVV (telefone 188).

• LEMBRE-SE QUE TODOS NÓS ESTAMOS NA MESMA SITUAÇÃO
  • A CRISE VAI PASSAR!