Com um acumulado de chuvas de 66,6 mm nas últimas 24 horas, de acordo com o mais recente boletim de alerta do Centro Meteorológico (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), atualizado às 6h de 23/01, São Mateus está sob alerta para chuvas intensas e risco moderado de deslizamento de massas.
A chuva intensa da noite de segunda-feira (22) provocou um deslizamento e forçou uma paralisação em uma das frentes de trabalho da obra do muro de contenção na Ladeira do Besouro: “Próximo ao museu, um trecho que apresentava uma fissura cedeu e, para segurança dos trabalhadores, recomendamos a suspensão dos serviços ali até o tempo melhorar” – relatou a Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Sinara Rodrigues Temóteo.
Ainda segundo Sinara, o muro Gabião que está em construção resistiu bem a seu primeiro teste, e os trabalhos continuam no setor de montagem das gaiolas.
CASAS DESTELHADAS E CINCO FAMÍLIAS DESALOJADAS
O excesso pluviométrico, atípico para o mês de janeiro, deixou em alerta ainda a Secretaria de Assistência Social. Foram registrados 28 atendimentos, dos quais a maioria no Bairro Litorâneo, com cinco famílias desalojadas devido ao destelhamento de suas residências.
Também houve ocorrências nos Bairros Jambeiro, Pedra D’Água, Village, nos Quilômetros e no Bairro Bom Sucesso II, onde o manilhamento da Rua Seis não deu passagem suficiente ao grande volume de água que desceu pelo córrego, formando uma represa.
CARTÃO RECONSTRUÇÃO
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, a Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES) já está organizando reuniões virtuais para tratar do Cartão Reconstrução, política pública em que o Governo do Estado libera recursos para reparos em imóveis atingidos por enchentes, alagamentos e outros transtornos trazidos pelas chuvas.