No sábado (26) as equipes de vacinação se dividiram em duas campanhas: a primeira aconteceu no período da manhã, na Paróquia Catedral (Av. João XXIII), com a vacinação da segunda dose (D2) da Coronavac para as pessoas que estavam com a D2 atrasada. A segunda campanha aconteceu na tarde, com as equipes vacinando pessoas acima dos 38 anos na Praça Amélia Boroto.
Foram aplicadas 310 doses da Coronavac, e ainda faltam cerca de 1.200 pessoas para receber a D2. O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, adiantou que o Município já tem as doses, e as pessoas que ainda não tomaram a D2 da Coronavac devem procurar a Igreja Assembleia de Deus (Avenida João XXIII, Bairro Boa Vista), de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h, e de 12h30 às 15h30.
META ATINGIDA
A nova determinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) penaliza os municípios que não atingirem a meta de 80% das vacinas aplicadas, enviando apenas 50% das doses. Apesar da frequente instabilidade do sistema, São Mateus conseguiu lançar os dados confirmando os 80% de doses aplicadas. Com isso o Município vai receber todas as doses destinadas.
Na ação para os maiores de 38 anos, 1.200 pessoas foram vacinadas. Assim, o Município dará continuidade à vacinação para essa faixa etária, com a possibilidade de reduzir a idade para 35 anos em algumas localidades. A Secretaria Municipal de Saúde já está criando um novo cronograma de vacinação para esta semana.