SÃO MATEUS REALIZA CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATUALIZAREM ESQUEMA VACINAL

• A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus realiza até o dia 29 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, no sábado (16) será o “Dia D” da campanha. Pais e responsáveis devem levar as crianças e adolescentes menores de 15 anos para completar as vacinas. O público-alvo deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado. A vacinação acontece nas UBS de segunda à sexta-feira, de 8h às 15h. No Dia D, sábado (16), as aplicações também continuam nas UBS, no horário das 8h às 16h.

• OBJETIVO
  • A multivacinação tem como objetivos oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

• IMPORTÂNCIA
  • Manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública, visto que doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.

• DOCUMENTOS
  • Para tomar a vacina, basta levar a caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF. Considerando a situação da Covid-19, serão adotadas medidas de proteção para diminuir o risco de contágio da doença. Por isso, a população deve usar máscara e tomar a distância indicada.