Representantes de Conselhos de Assistência Social de mais de 30 municípios da Região Norte do Espírito Santo participaram nesta quarta-feira, (09), em São Mateus, da reunião regional do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-ES). O encontrou teve como objetivo orientar, preparar e discutir as regras de funcionamento e pautas para organização da Conferência Extraordinária de Assistência Social, nas etapas municipal e estadual.
O evento ocorreu na sede da Prefeitura de São Mateus e foi promovido pelo CEAS. A cerimônia de abertura contou com a presença da gerente de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Marielle do Patrocínio, que representou a SETADES, da presidente do CEAS-ES, Elizete Eusébio dos Anjos, da secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Mateus (COMAS-SM), Fábio Loures, e da representante do Fórum Municipal dos Usuários de Assistência Social de Vitória, Maria José de Souza.
PROGRAMAÇÃO
Durante a abertura, Marielle do Patrocínio agradeceu a acolhida do Município em sediar o evento e destacou que este foi o primeiro encontro regional do ano para a preparação da Conferência Extraordinária, atentando para importância do papel dos Conselhos nas conferências. “O que é discutido nas conferências fortalecem nossas ações, nos demandam posicionamentos e fortalece nossa política de Assistência Social. Desejo que possamos propor em nossas conferências estratégias de melhorias da política de Assistência Social dentro do Estado”.
Ainda pela manhã, a professora Ana Petronetto, consultora da SETADES na elaboração do Plano Estadual de Assistência Social e a e ex-secretária da SETADES e mestra em Políticas Pública, Nilda Sartório, ministraram a mesa-redonda “Configurações e limites do orçamento da Assistência Social para 2019 e a importância estratégica dos Planos de Assistência Social”. Pela tarde, os membros dos Conselhos municipais participaram de uma mesa-redonda para discutir a organização da Conferência Extraordinária de Assistência Social.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel “receber o CEAS e os Conselhos municipais para esse debate e construção, direcionando a política pública de Assistência Social de forma conjunta com o Governo Estadual, é um momento ímpar. Isso fortalece nossa política, mostra a força dos municípios neste processo de construção e reflexão. Foi com muita felicidade e orgulho que o Município sediou esse momento tão importante para a política de assistência”, avalia.