Seminário Internacional debate educação, filosofias e infâncias

A Prefeitura de São Mateus por meio da Secretaria Municipal de Educação sedia o “Seminário Internacional educação filosofias infâncias filosofar com infâncias: resistir na escola”, que ocorrera entre os dias 15 a 18 de agosto e que também será promovido pelas instituições: Ceunes/Ufes, UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

O evento dirigido a docentes da Educação Básica no Brasil, acadêmicos brasileiros e estrangeiros, além da comunidade local, tem a previsão de participação de mais de mil e quinhentas pessoas.

Dentre os convidados para o seminário internacional estão: Professor Dr.  Walter Omar Kohan, Argentina, da UERJ atualmente trabalhando no Canadá; Professor Dr. Giuseppe Ferraro, Itália, Universidade Frederico II em Nápoles; Professora Dra. Laura Viviana Agratti, Argentina, da Universidade Nacional de La Plata. Do Brasil estarão presentes as professoras Dra. Paula Ramos de Oliveira, Unesp; Dra. Maria Reilta Dantas Cirino, UERN; Dra. Vanise de Cássia de Araújo Dutra Gomes, Nefi-UERJ e Prefeitura de Caxias, a Professora Mestre Edna Olímpia da Cunha, Nefi-UERJ e Prefeitura de Caixas, a Dra. Carmem Sanches Sampaio (UNIRIO), a Dra. Paula Linhares (UFABC) e a Doutoranda Neila Ruiz Alfonzo (Colégio Pedro II, RJ).

Na programação estão incluídas palestras, mesas-redondas, oficinas, comunicação de trabalhos de pesquisa e extensão voltados às práticas de ensino e ações de resistências na escola. "Quem participar do seminário conhecerá experiências mundiais que resistem ao embrutecimento intelectual pelo diálogo que emancipa as inteligências no cerne das escolas", acrescentam os organizadores. Segundo eles outras experiências que marcarão o evento será um encontro do Professor Dr. Walter Omar Kohan com os professores que experimentam a filosofia com e na infância da rede municipal de educação de São Mateus no dia 15 e no dia 16 os professores convidados estarão em algumas escolas municipais realizando experiências filosóficas com as crianças.

Inscrições:

As inscrições já estão abertas e serão realizadas online pelo endereço https://semfili.wixsite.com/seminario

Quem quiser submeter trabalhos para a Comunicação pode fazer no mesmo endereço até o dia 15 de julho, de acordo com a organização há um limite máximo de inscrições.