TERCEIRO LOTE DO CARTÃO RECONSTRUÇÃO DEVERÁ SER PAGO A PARTIR DE 14 DE MARÇO

• A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), do Governo do Estado do Espírito Santo, informou que o terceiro lote de pagamento do Cartão Reconstrução será pago no próximo dia 14 de março. O adiamento do pagamento surgiu da necessidade de fortalecer o rigor dos cadastros, a fim de garantir que o benefício chegue a quem, de fato, tem direito.

• Segundo a secretária de Assistência Social da PMSM, Cristiane Borges, a Setades é responsável pela validação da documentação encaminhada pelos municípios. “Dessa forma, toda solicitação que cumpre os critérios de acesso ao auxílio passa a integrar a lista de pagamento do Cartão Reconstrução. Entretanto, os processos que apresentam quaisquer discrepâncias em relação à lei são reencaminhados às prefeituras para que as pendências possam ser sanadas” – destacou.

• Em nota, a Setades reitera que "trabalha com as prefeituras para garantir a lisura do processo e o acesso ao benefício por quem realmente precisa. Assim, as famílias que cumprem todos os critérios de recebimento, mas que ainda não tiveram acesso ao benefício, por falta ou falha na documentação, devem aguardar o contato das equipes municipais para a averiguação das pendências".

• O QUE É O CARTÃO RECONSTRUÇÃO?
  • É um auxílio de R$ 3 mil, pago em parcela única, para ajudar as famílias de baixa renda que foram atingidas pelas chuvas. Têm direito todas as famílias atingidas pelas chuvas residentes nos municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública, homologadas pelo Estado.

• Além de residirem nesses municípios, as famílias precisam atender a outros critérios, como ter cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses, ter renda familiar de até 3 salários mínimos, ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes.