VACINA CONTRA GRIPE ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODAS AS IDADES EM SÃO MATEUS

• Antes restrita a grupos prioritários, agora a vacinação contra gripe está liberada para pessoa de todas as idades em São Mateus. Para se vacinar basta ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e ter em mãos um documento com foto, cartão do SUS e o Cartão de Vacina. As salas de imunização ficam abertas de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h, nas UBS’s.

• O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, informou que a aplicação das doses será feita de acordo com a disponibilidade nos pontos de vacinação: “Os grupos prioritários ainda são os mais relevantes, porém se a pessoa for à UBS e tiver a vacina da gripe à disposição, ela poderá ser vacinada.”

• INTERVALO ENTRE VACINAS
  • É recomendado que quem estiver prestes a ser vacinado contra a Covid-19 tome primeiro o imunizante contra o Coronavírus, depois é necessário esperar no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

• AMPLIAÇÃO EM TODO O BRASIL
  • O Ministério da Saúde autorizou Estados e Municípios a ampliarem a vacinação contra a gripe para toda a população, já que a campanha estava focada em grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes, por exemplo. O objetivo é reduzir os casos graves de gripe, que também pressionam o Sistema de Saúde.