A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo termina nesta sexta-feira (13). No entanto, as doses continuarão disponíveis em nas Unidades de Saúde do Município. O objetivo é imunizar crianças de 5 anos até jovens de 19 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde que não recebeu nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral.
Quem perdeu o cartão de vacinação ou aqueles que não sabem se estão com esquema vacinal completo devem procurar uma Unidade de Saúde.
Este ano, houve aumento da faixa etária de recomendação de vacinação contra o sarampo no Brasil. Até 2019 a vacinação de rotina era para pessoas de até 49 anos. Este ano, a vacinação passou a valer para quem tem até 59 anos de idade.
O QUE É ESQUEMA VACINAL?
Deve ser aplicada uma dose de vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Além disso, continua sendo administrada a dose zero da tríplice viral em crianças de 6 a 11 meses de vida devido ao risco epidemiológico do sarampo.
Os indivíduos de 1 a 29 anos devem receber duas doses de vacina com o componente sarampo e rubéola (dupla viral, tríplice viral ou tetra viral). Para aqueles de 30 a 59 anos, uma dose do componente sarampo é suficiente (monovalente, dupla viral ou tríplice viral).