ENTREGA DO PRÊMIO BENEDITO MEIA LÉGUA EM SÃO MATEUS: REPARAÇÃO DE DIREITOS DO POVO PRETO E LUTA CONTRA O RACISMO
ENTREGA DO PRÊMIO BENEDITO MEIA LÉGUA EM SÃO MATEUS: REPARAÇÃO DE DIREITOS DO POVO PRETO E LUTA CONTRA O RACISMO
21/11/2023
A Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) e a Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus realizaram, no Dia Nacional da Consciência Negra, no Auditório da Casa da Cultura, no Sítio Cultural Porto, a entrega do Prêmio Benedito Meia Légua.
Criado pela SEDH, o prêmio, que está na segunda edição, homenageia personalidades negras que são ou que foram destaque na luta pela igualdade racial e na luta quilombola. São Mateus foi uma das últimas localidades do País no comércio de pessoas para trabalho escravo, como lembrou, em discurso, o governador Renato Casagrande:
“Esse local (o Porto de São Mateus) é também de muita tristeza para o nosso país, um dos últimos do Brasil abolir o comércio de seres humanos e precisamos nos lembrar disso, pois temos a necessidade de políticas públicas e resgatar direitos da população negra.”
PREMIADOS E CATEGORIAS
Foram sete os premiados em três categorias: na categoria “Pessoas que se destacaram na luta quilombola”, foram contemplados Fábio Ravera Lyrio, Luciana dos Santos Crocce e Olindina Serafim Nascimento. Na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial”, a homenagem foi para Mônica Porto e Rosimar de Oliveira Silva. Na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial (in memorian)”, o homenageado foi Matuzalém Ribeiro de Souza e, na categoria “Pessoas que se destacaram na luta pela Igualdade Racial (Nacional)”, a homenageada foi a atriz Taís Araújo.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destacou a importância da premiação. “O prêmio promove a valorização das pessoas que lutam pela igualdade racial pelo olhar da sociedade civil, que colabora na indicação destas personalidades” – destacou.
"O Prêmio Benedito Meia Légua é mais uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, assim como a ação Nossos Dias de Luta 'Nenem Preta' e promovem um resgate cultural e histórico fundamental para o povo preto, em especial para as mulheres pretas, que sofrem as maiores consequências do racismo estrutural”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.