EXPOSIÇÃO ITINERANTE RETRATOS E PAISAGENS DE SÃO MATEUS VAI PERCORRER 5 ESCOLAS DA ZONA RURAL E URBANA DA REDE MUNICIPAL
EXPOSIÇÃO ITINERANTE RETRATOS E PAISAGENS DE SÃO MATEUS VAI PERCORRER 5 ESCOLAS DA ZONA RURAL E URBANA DA REDE MUNICIPAL
26/11/2021
Começou nesta semana a exposição itinerante Retratos e Paisagens de São Mateus, projeto premiado nos editais da Lei Aldir Blanc implementado pela Secretaria de Cultura da prefeitura de São Mateus.
A exposição é composta por 10 telas e 10 peças de cerâmica, organizadas em uma tenda itinerante. O objetivo é retratar as paisagens e personagens do imaginário de São Mateus através da percepção da artista Shila Joaquim que utiliza da pintura e do tridimensional para relacionar Arte e Educação numa perspectiva transdisciplinar. Além disso é importante para a atividade criar narrativas que transmitam o valor da cultura Mateense através da relação das artes visuais e educação e, ao mesmo tempo, proporcionar acesso à arte e proximidade de diálogo entre os estudantes e a artista.
A exposição Retratos e Paisagens, circulará em 5 escolas públicas de São Mateus, sendo 4 do campo, agendadas em parceria com a Coordenadoria da Educação do Campo. O agendamento privilegiou as escolas do interior do município por ser onde chegam poucas ou nenhuma atividade cultural. A quinta escola fica em Guriri, região onde a artista mantém o ateliê Casa de Troca | cerâmica na restinga, espaço cultural cuja missão é fomentar atividades ligadas a produção de cerâmica tradicional e interliga-la com as demais linguagens.
A exposição, além das obras, oferece roda de conversa e oficina de modelagem para estudantes e professores. Em cada escola visitada haverá abertura com performance do poeta popular e educador Cesar Domiciano. O percurso da itinerância vai até 29 de novembro e depois retorna para a Casa de Troca.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.