SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CEAFRO ENCERRAM CELEBRAÇÕES NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CEAFRO ENCERRAM CELEBRAÇÕES NO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
26/11/2021
A Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (CeAfro) realizou um momento formativo para profissionais da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus (SME), intitulado Consciência Negra e Educação. O evento contou com o apoio da secretária municipal de Educação, Edna Rossim, subsecretária Elizangela Rocio e diretora pedagógica, Renata Cristina Araújo Gomes, e reuniu a equipe técnica para dialogar, por meio de palestras e rodas de conversa, sobre temas importantes e urgentes em nossa sociedade.
Esses momentos de diálogos aconteceram nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), com a presença da professora Giselly Rezende Vieira, que atualmente integra a equipe da Superintendência Regional de Educação (SRE) de São Mateus, com a palestra: “Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e a Educação Antirracista”.
Em outro momento foi feita uma roda de conversa com o tema: “Consciência Negra e sua importância na Educação Básica e na sociedade”, com os professores e coordenadores da SME de Língua Inglesa, Joel de Jesus Junior, e da CeAfro, Samuel Pinheiro da Silva Santos. Também foi realizada uma roda de conversa sobre “Mulheres Negras na Educação”, com as coordenadoras da SME, professoras de História, Rosângela Piedade Bueno, e de Filosofia, Ana Paula Rocha, juntamente com a inspetora da SME, Luciana Marcolino.
RELAÇÕES ANTIRRACISTAS
Todo este movimento formativo corrobora para um fortalecimento da temática relacionada à Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no município de São Mateus com o intuito de estabelecer relações antirracistas no ambiente interno e externo da referida Secretaria.
Ainda com o intuito de contribuir para a efetiva implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 a SME, por meio da CeAfro, encerra neste mês de novembro a Formação Continuada para Diretores, Pedagogos, Educadores Quilombolas e Membros da CeAfro, intitulada “Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Antirracista na Educação Básica de São Mateus/ES”.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.