EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM SÃO MATEUS: FAZENDO O DEVER DE CASA, E A NOTA É 10!

• Segundo o questionário Raio X da Educação, que embasa um projeto de conteúdo que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDU), a Educação em São Mateus vem obtendo avanços e recuperando o terreno perdido durante a pandemia.

• Um dos exemplos está na universalização da educação infantil na pré-escola, para crianças de 4-5 anos: toda demanda manifesta está atendida em 100% desde 2022, depois de atingir 98,7% em 2019 e, no pico da pandemia, 96,5% em 2021.

• PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
  • Todos os Municípios precisam ter e cumprir um Plano Municipal de Educação (PME), que é atrelado a um Plano Estadual de Educação (PEE), este em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE).

• O PME prevê uma série de metas, como a referida universalização que, para crianças de até 3 anos, deve chegar a 50% até 2025: em 2023 São Mateus atingiu 27,9%, número que deve crescer significativamente em 2024 graças aos investimentos estratégicos do Poder Público no Setor.

• ATUALIZAÇÕES
  • Em dados atualizados sobre matrículas há, na Rede de Ensino Municipal, 780 alunos de 0 a 3 anos, 3.227 alunos de 4-5 anos e 12.533 alunos de 6 a 14 anos; são 39 escolas de Educação Infantil e 69 escolas de Ensino Fundamental.