CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA (10 DE ABRIL A 31 DE MAIO)

A Prefeitura de São Mateus por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que a 21ª Campanha Nacional Vacinação Contra a Influenza, ocorrerá em todo país, no período de 10 de abril 31 de maio e o Dia “D”, será no dia 04 de maio. A iniciativa visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação.

Os grupos prioritários para vacinação desta campanha são: Crianças de seis meses a menores de seis anos, Gestantes (todas as gestantes em qualquer idade gestacional), Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto), Trabalhadores de Saúde, Povos indígenas, Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e professores das escolas públicas e privadas.

Crianças

Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina influenza sazonal a partir de 2011, devem receber apenas uma dose em 2019. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a 1ª dose.

Contraindicações da vacina:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções:

Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Doadores de Sangue: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza devem serem considerados como inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas.

As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. Recomenda-se observar o indivíduo vacinado por pelo menos 30 minutos em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.

Em caso de ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até seis semanas após uma dose anterior, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose.

ATENÇÃO: A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus Informa também os dias, locais e horários da vacinação, conforme os links abaixo:

Dia D e Cronograma Geral Campanha contra Influenza 2019

Relação dos horários de funcionamento das salas de vacinas contra influenza nas Unidades Municipais de Saúde

PDF(s)