A Atenção Básica é entendida como a porta de entrada do Sistema de Saúde do Município. Está inserida em uma rede de atenção à saúde e visa oferecer o primeiro contato às pessoas que procuram o serviço de saúde, sendo a Estratégia Saúde da Família (ESF), o modelo escolhido pelo Município de São Mateus.
2. Onde estão localizadas as equipes de ESF do município?
As equipes ESF funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas nas áreas urbanas e rurais do Município de São Mateus. Uma mesma UBS pode abrigar mais de uma equipe de ESF, que pode ser responsável por mais de um bairro e/ou comunidade adicionada em seu território. As equipes estão localizadas nos seguintes bairros/distritos:
• Seac
• Paulista
• Vila Nova (duas equipes ESF)
• Santo Antônio (três equipes ESF)
• Bonsucesso
• Aroeira
• Pedra D´Agua
• Guriri (três equipes ESF)
• Cohab
• Morada do Ribeirão
• Ponte
• Porto
• Aviação
• Ideal
• Sernamby
• Litorâneo
• Km 23 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
• Km 29 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
• Km 35 – Rodovia São Mateus/Nova Venécia
• Nestor Gomes (duas equipes ESF)
• Nova Lima
• Santa Maria
• Nativo
3. Quando procurar uma Unidade Básica de Saúde?
A UBS é a porta de entrada ao serviço de saúde. Lá são atendidos adultos, idosos, crianças e adolescentes por meio de atendimentos agendados, de demanda espontânea e de cuidado continuado, avaliados de acordo com a necessidade de cada pessoa.
São exemplos de atendimentos realizados na UBS: consultas de enfermagem; consultas médicas; consultas odontológicas; curativos; renovação de receita; exames laboratoriais; vacinação, entre outros.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 16h.
4. O que é Central Municipal de Regulação (CMR)?
A CMR tem por objetivo ordenar o acesso a procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade, disponíveis na Rede Pública Municipal de Saúde e nos Prestadores privados, disponibilizando à população do Município atendimento integral a Saúde dentro da capacidade de resolução local e, quando esgotados os recursos locais, o encaminhamento dos usuários para a referência estadual (tratamento fora de domicílio - TFD).
São atribuições da CMR:
•Planejar, coordenar e avaliar as ações da central de marcação de consultas e de exames;
•Gerenciar, acompanhar e executar o sistema e processo de agendamento de pacientes inscritos no programa de TFD;
•Solicitar e liberar passagem para a referência aos usuários em tratamento, encaminhar para análise os processos de solicitação de exames de alto custo, órtese e prótese;
•Proceder ao agendamento das consultas especializadas, organizando de forma a minimizar a perda por desistência e/ou impedimentos;
•Marcar as consultas definidas para o Município de acordo com as cotas definidas através da Programação Pactuada e Integrada (PPI);
•Avaliar as solicitações enviadas pelos profissionais de saúde das UBS e proceder o agendamento em caráter prioritário, agilizando o acesso para os pacientes portadores de casos clínicos de maior gravidade.
5. De que forma é realizado o atendimento em saúde mental pelo Município?
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas II (CAPS II) - atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Horário de atendimento de 7 às 16h de segunda a sexta-feira.
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) - atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Horário de atendimento de 7 às 16h de segunda a sexta-feira.
Equipe de Referência em Saúde Mental (ERSM) - Serviço de saúde municipal que atende em caráter ambulatorial pacientes com transtornos mentais leves e moderados abrangendo a faixa etária infanto-juvenil, adulta e idosa. Atua como apoio às equipes de ESF nas demandas na área de saúde mental.
•Acompanhamento ao usuário de álcool e outras drogas por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
•Promoção de ações de redução de riscos e danos a uso de álcool e outras drogas.
•Educação em saúde para manejo de sobrecarga familiar (apoio aos cuidadores).
•Realização de oficinas terapêuticas.
•Atendimento e acompanhamento de usuários que realizam uso crônico de benzodiazepínico, por meio de consulta médica e de enfermagem ou grupos terapêuticos.
•Abordagem e manejo de transtornos mentais leves, moderados por meio da Equipe de Referência em Saúde Mental (ERSM) e graves por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS).
•Discussão de casos clínicos entre as equipes dos CAPS/CAPS-AD/ERSM e as equipes ESF.
•Unidades de saúde especializadas em saúde mental.
6. Atendimento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV e AIDS
•Testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas UBS.
•Sorologia para HIV, hepatite B e C e VDRL através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas UBS.
•Diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV e AIDS.
•Ações de prevenção com grupos mais vulneráveis.
•Dispensação de preservativos masculino e feminino.
7. Atendimento em Vigilância em Saúde
•Ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
•Detecção, notificação e atuação na resposta coordenada às emergências de saúde pública.
•Notificação e investigação de Doenças e/ou Agravos de Notificação Compulsória e busca ativa de casos.
•Adoção de medidas de controle e análise da situação de saúde.
•Alimentação, controle e monitoramento dos sistemas de informação nacionais e locais.
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