Com a pandemia causada pelo Coronavírus veio a interrupção inesperada das aulas e, assim, muitos alunos ficaram sem a merenda escolar. A Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está instituindo o Programa Merenda em Casa, que garantirá a distribuição de kits com itens alimentícios às famílias de cerca de 18.000 estudantes.
A merenda escolar é, em muitos casos, a principal refeição de muitas crianças e, com esta ação, a Prefeitura de São Mateus garante a segurança alimentar principalmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.
A Secretaria Municipal de Educação informa que a distribuição será iniciada na próxima semana e acontecerá por região, priorizando os bairros com maior índice de vulnerabilidade social. Os kits chegarão diretamente nas unidades de ensino, de acordo com o cronograma de entrega. Os diretores escolares e suas equipes organizarão a distribuição e comunicarão aos responsáveis pelos alunos matriculados.
O secretário municipal de Educação, José Adilson, reforça que é necessário evitar a aglomeração e que não é preciso filas na porta das escolas, pois o responsável deve aguardar o contato que informará o dia e horário para a retirada dos kits.
PRESERVANDO VIDAS
O Programa Merenda em Casa faz parte do pacote de medidas adotadas pelo Município no enfrentamento da pandemia. A alimentação escolar é uma ação de relevância social e econômica. A determinação do Município é continuar garantindo, mesmo nesta situação de excepcionalidade, alguns benefícios aos estudantes, e a Secretaria de Educação tem intensificado as ações nesse sentido. O objetivo é a preservação da vida.
DÚVIDAS MAIS FREQUENTES:
1 - Quem pode receber o kit Merenda em Casa?
- Todas as famílias que têm filhos matriculados em alguma escola da Rede Municipal receberão os kits.
2 - Preciso ter inscrição no CadÚnico?
- Não é necessário estar cadastrado no CadÚnico.
3 - Tenho mais de uma criança matriculada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino. Cada uma irá receber um kit?
- O kit é por aluno. As famílias com mais de um filho matriculado receberão mais de uma cesta, ou seja um kit para cada aluno/filho.
4 - Como será feita a distribuição do kit? Preciso ir na escola?
- Os kits serão entregues nas escolas. Os beneficiários precisam aguardar a escola informar o cronograma.
5 - Preciso ser beneficiário do Programa Bolsa Família para receber o kit?
- Não.
6 - O Programa Merenda em Casa é apenas para escolas da Rede Municipal ou também para escolas da Rede Estadual?
- Só escolas da Rede Municipal.
7 - As creches também estão incluídas no Programa Merenda em Casa?
- Todas as unidades escolares, inclusive as creches.
8 - A partir de quando começarão a entregar o kit Merenda em Casa?
- A partir de terça feira (11/05), mas de acordo com o cronograma de cada escola.
9 - A família que recebeu o Auxílio Alimentação da Central de Benefícios Eventuais tem direito também ao kit Merenda em Casa?
- Mesmo que a família já tinha sido beneficiada pela Central de Benefícios ela será contemplada no Programa Merenda em Casa.
10 - O Programa Merenda em Casa é o mesmo que o Auxílio Alimentação da Central de Benefícios Eventuais?
- Os programas são diferentes e independentes. Para o kit merenda depende de ter aluno matriculado em escola municipal.
OBS: Todas as famílias que têm filhos matriculados em alguma escola ou creche da Rede Municipal receberão os kits (um kit para cada aluno/filho). Basta aguardar o cronograma de cada escola.
TODOS EM CASA PELA EDUCAÇÃO
Desde o início de abril a Secretaria Municipal de Educação oferece o Programa Todos em Casa pela Educação, que disponibiliza, via internet, material de apoio pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), em suas modalidades, para a realização de estudos, mesmo que ainda longe da escola. Além de manter a rotina escolar, a iniciativa também tem o objetivo de promover a interação familiar.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.