A Igreja Velha é uma ruína do que seria a maior de todas as igrejas do Município. É uma construção do estilo Colonial Português da metade do século XIX. Por falta de recursos do Tesouro Municipal, a Câmara decidiu, por ato em 06 de agosto de 1853, paralisar a obra.
Segundo a Ata da Câmara Municipal da época que encerra a construção, a igreja Matriz da Praça do Campo, como era conhecida na época, demandava mais de 40 contos de réis e aproximadamente 50 anos para a conclusão, enquanto que a Igreja Matriz da Praça de São Mateus, que já se encontrava com as obras adiantadas, demandaria não mais de 8 contos de réis para a conclusão. Por esse motivo as obras foram encerradas.
A alvenaria utilizada foi de pedras e uma argamassa feita de óleo de baleia e cal. As pedras utilizadas vinham nos lastros dos navios que atracavam no Porto de São Mateus. Já a cal era retirada dos sambaquis, que eram facilmente encontrados na região de Barra Nova. Muitas dessas pedras dos alicerces da igreja Velha foram utilizadas pelos moradores para a construção de edificações no município.
Acima imagens da Igreja Velha na década de 1950 e também no ano atual.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.