Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


ASSISTÊNCIA SOCIAL


Quem Somos?



  • A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em São Mateus.

  • A Semas desenvolve programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças e adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, pessoas com deficiência e população de rua. O órgão também responde pelo desenvolvimento das ações de segurança alimentar e nutricional e pela Defesa Civil.


  • Secretário (a):
  • Marinalva Broedel Machado de Almeida


  • Localização:
  • Rua Dr. Ademar de Oliveira Neves, Nº 100
  • Bairro Boa Vista - São Mateus - ES
  • (Antigo Corpo de Bombeiros)
  • Cep: 29.931-110



  • Atendimento:
  • Horário: 8h às 17h
  • E-mail: acaosocial@saomateus.es.gov.br 
  • Telefone: (27) 3763-1565






CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)



  • O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

  • A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

  • Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

  • O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

  • FORMAS DE ACESSO:
  • CRAS PORTO
  • Endereço: Rua Cel Cunha Júnior, Nº 214
  • Bairro: Ideal
  • Telefones: (27) 3763-2475 / (27) 9.9761-6169
  • E-mail: crasporto-sm@hotmail.com
  • Horário: 08h às 17h

  • CRAS AYRTON SENNA
  • Endereço: Av. Maria Eliza Rios, Nº 60, Praça Céu
  • Bairro: Ayrton Senna
  • Telefones: (27) 3773-5682  / (27) 9.9941-3424
  • E-mail: crasbonsucesso-sm@hotmail.com
  • Horário: 08h às 17h

  • CRAS PEDRA D'ÁGUA
  • Endereço: Rua Tartaruga Ninja, Nº 6
  • Bairro: Pedra D’Água
  • Telefones: (27) 3767-8659 / (27) 9.9897-2907
  • E-mail: craspedradaguasm@gmail.com
  • Horário: 08h às 17h

  • CRAS GURIRI
  • Endereço: Av. Espera Feliz, S/N
  • Bairro: Guriri Lado Norte
  • Telefones: (27) 3763-2334 / (27) 9.9517-6744
  • E-mail: crasguriri@hotmail.com
  • Horário: 08h às 17h

  • CRAS QUILOMBOLA (BASE LITORÂNEO)
  • Endereço: Rod. São Mateus X Boa Esperança
  • Bairro: Área Rural (Litorâneo)
  • Telefones: (28) 9.9920-9167 / (27) 9.9733-7226
  • E-mail:  crasquilombolasm@gmail.com
  • Horário: 08h às 17h

  • COMUNICADO SOBRE ATENDIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS: 
  • A Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que os atendimentos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) estão sendo feitos por telefone ou e-mail. Por esses canais também é possível fazer agendamentos. 

  • A iniciativa vale como medida preventiva em virtude da pandemia provocada pelo Coronavírus e segue as orientações do Governo Federal e do Decreto Municipal 11.353/2020, que determina a suspensão de atividades que promovam a concentração e circulação de pessoas, a fim de diminuir os riscos de contaminação.
  •  
  • Na forma de garantir os direitos dos usuários do SUAS, condições adequadas e seguras para os trabalhadores, a Secretaria Municipal de Assistência Social estabelece as seguintes diretrizes para atendimento social.






PERGUNTAS E RESPOSTAS



  • PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE CADASTRO ÚNICO E AUXÍLIO EMERGENCIAL

  • 1 - Quem pode fazer o Cadastro Único durante a pandemia?
  • - Todas as famílias que têm o perfil exigido podem fazer o cadastro. Porém, neste momento de pandemia, estão suspensas todas as suas funcionalidades enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

  • 2 - Então se eu atualizar ou fazer novo Cadastro não vai ter nenhuma utilidade?
  • - Não terá nenhuma utilidade.

  • 3 - Quero fazer meu Cadastro Único para receber o Bolsa Família. Vou conseguir?
  • - Não. De acordo Portaria 387 do Ministério da Cidadania, não haverá ações administrativas no Bolsa Família enquanto for pago o Auxílio Emergencial.

  • 4 - Então posso fazer o Cadastro para receber o Auxílio Emergencial?
  • - Não. O Governo Federal está usando a base do Cadastro até o dia 20/03/2020.

  • 5 - Preciso saber o meu número do NIS (Número de Identificação Social). Posso ir no CRAS para saber?
  • - Não é necessário. É só acessar o Meu CadÚnico por meio do link www.meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico ou baixando o APP (clique aqui). Lá encontra-se o número do NIS e demais dados do Cadastro Único. Você também pode telefonar para o CRAS.

  • 6 - Meu cadastro vence a atualização no mês de junho. Devo fazer nova atualização?
  • - Não há necessidade no momento. O Governo Federal não está considerando datas de atualizações enquanto houver a pandemia. Sendo assim, o usuário não sofrerá nenhum efeito no Cadastro Único ou em benefícios sociais que já estiver inserido.

  • 7 - Fiquei desempregado durante a pandemia. Posso atualizar o meu Cadastro Único?
  • - Segundo Portaria do Governo Federal sim, porém, somente em casos de emprego formal (Carteira de Trabalho assinada, Contrato de Trabalho, etc.).

  • 8 - Preciso fazer meu Cadastro para Tarifa Social de Energia Elétrica, eu consigo?
  • - Se a família estiver nos critérios do programam que são: ter renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ser beneficiário BPC, e o consumo de energia elétrica em casa ser de até 220KWh ela poderá fazer o Cadastro Único via telefone do CRAS e ter acesso ao programa através da EDP Escelsa.

  • 9 - Recebo BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o INSS pediu meu NIS e não tenho. Posso fazer o Cadastro Único?
  • - Sim, basta telefonar para o seu CRAS de referência com todos os documentos em mãos e realizar o procedimento na segurança do seu lar.

  • 10 - Se eu me enquadrar nestes critérios para atualização ou novo Cadastro eu preciso ir ao CRAS então?
  • - Não. Excepcionalmente, durante o período de pandemia para evitar aglomerações e exposição das famílias e dos servidores que estão nos CRAS, os atendimentos estão sendo por via remota (Whatsapp e telefone), Confira nossos contatos aqui na página ou acessando o link da Secretaria Municipal de Assistência Social (clicando aqui). Em casos que realmente houver necessidade da presença do usuário, será agendado dia e horário para atendimento.

  • QUEM SE ENCAIXAR NESTE PERFIL DEVE ENTRAR EM CONTATO POR:
  • CRAS PORTO:
  • Telefones: (27) 3763-2475 / (27) 99761-6169
  • E-mail: crasporto-sm@hotmail.com

  • CRAS AYRTON SENNA:
  • Telefones: (27) 3773-5682 / (27) 99941-3424
  • E-mail: crasbonsucesso-sm@hotmail.com

  • CRAS PEDRA D'ÁGUA:
  • Telefones: (27) 3767-8659 / (27) 9 9897-2907
  • E-mail: craspedradaguasm@gmail.com

  • CRAS GURIRI:
  • Telefones: (27) 3763-2334 / (27) 99517-6744
  • E-mail: crasguriri@hotmail.com

  • CRAS QUILOMBOLA
  • BASE LITORÂNEO
  • Telefones: (28) 99920-9167 / (27) 99733-7226
  • E-mail: crasquilombolasm@gmail.com