Sexta-feira, 15 de outubro, das 15h às 21h, no Sítio Histórico Porto de São Mateus, acontece o evento poético-musical Sarau do Porto, um festival dos mais importantes para a cena cultural do Norte do Estado. Na programação, exibição de curtas-metragens, documentários, apresentações teatrais e musicais, exposições de arte e fotografia, poesia, capoeira e outras manifestações culturais, além de rodas de conversa para troca de conhecimento, transformando o espaço em local de encontro entre o público e fazedores de cultura e arte.
Idealizado e desenvolvido pelo artista plástico Thiago Mosaico, um dos ícones da cultura do Espírito Santo, o Sarau do Porto é um desdobramento do projeto cultural e educacional Porto Criativo. Desenvolvido com recursos do Funcultura, tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus, e objetiva movimentar e valorizar o Porto, que é um dos mais importantes patrimônios históricos do Espírito Santo e do País, oferecendo à população de São Mateus e aos turistas uma programação cultural diversificada, produzida por artistas locais.
DIA DO PROFESSOR
A data escolhida, Dia dos Professores, não foi por acaso. Entre outros desdobramentos do Porto Criativo, uma das ações que precederam a realização do Sarau foi a visitação a dez escolas da Rede Municipal, onde as temáticas foram a importância cultural e patrimonial do Porto de São Mateus e a realização do evento propriamente dito, inserindo a comunidade escolar no contexto.
AO POVO, O QUE É DO POVO
“O Sarau do Porto é a cereja do bolo e vem coroar uma série de ações culturais e educativas, permeando diversas mídias, todas com um objetivo principal, que é resgatar o movimento de pessoas que havia no Porto de São Mateus nos tempos do Festival Nacional de Teatro – FENATE, devolvendo ao Município, para usufruto dos turistas e dos mateenses, esse que é um dos locais históricos e culturais mais importantes da história do país” – ressalta Thiago Mosaico.
FOTOS: Imagem aérea do Largo do Chafariz, Sítio Histórico, e cartaz do curta Burunga, o Homem da Mulher de Pau, que será exibido no Sarau do Porto.