PREFEITURA DE SÃO MATEUS ENTREGA R$ 2 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS PARA UNIDADES DE SAÚDE

As 29 Unidades Básicas de Saúde de São Mateus, das zonas urbana e rural, estão recebendo equipamentos novos estregues pela Prefeitura. Os materiais são provenientes de emenda parlamentar de R$ 2 milhões, da senadora Rose de Freitas, e chegam para compor a reestruturação na área de Saúde proposta pelo Executivo Municipal.

Esses equipamentos vão melhorar a qualidade do serviço prestado nas Unidades de Saúde. Contemplam as áreas de mobiliário, informática e clínica. Além de equipamentos médicos, estão sendo entregues computadores, retroprojetores, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, cadeiras de roda, estantes, armários e arquivos de aço, balanças eletrônicas, bebedouros, TV’s de 43 polegadas, entre outros.

ÁREA CLÍNICA
Entre os itens adquiridos para a área clínica estão geladeiras científicas para salas de vacina, autoclaves (para esterilizar instrumentos médicos ou laboratoriais), macas, camas ginecológicas, aparelho de raio X odontológico, aparelho de ultrassom odontológico, compressores odontológicos e nebulizadores.

UNIDADES INFORMATIZADAS
Com a chegada de 77 computadores e nobreaks está sendo possível informatizar todas as Unidades de Saúde. Com isso, será expandida a participação do Município no Sistema e-SUS AB, um software cuja estratégia é reestruturar as informações da Saúde na Atenção Básica (AB) em nível nacional.

O sistema é utilizado por profissionais das equipes de AB e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) possibilitando, assim, registro da situação de saúde individualizado por meio do Prontuário Eletrônico e do Cartão Nacional de Saúde.