PROCON DE SÃO MATEUS REALIZA QUASE 2.500 ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE

De 1º de janeiro a 26 de junho de 2019 o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Mateus realizou 2.459 atendimentos ao público em sua sede.

Dos registros, 1.879 procedimentos, equivalente a 75% do total, são referentes ao serviço Atendimento Preliminar, no qual a reclamação apresentada pelo consumidor é intermediada diretamente pelo Procon, via telefone, junto ao fornecedor, a fim de se chegar a uma solução imediata, sem a necessidade de abertura de processo.

O segundo tipo de atendimento com maior ocorrência registrado pelo Procon nesse período foi a Simples Consulta, que consiste em orientações ao consumidor sobre seus direitos em situações variadas. Foram 239 ao todo, o que corresponde a quase 10% do total de atendimentos.

AÇÕES EM CAMPO CONTRIBUEM PARA RESULTADOS
De acordo com a Coordenação do Procon Municipal, a procura dos consumidores por atendimento aumentou após a ação do órgão no centro comercial de São Mateus na véspera do Dia dos Namorados, ocorrido nos dias 10 e 11 de junho,  no qual foram distribuídos panfletos com informações sobre direitos do consumidor.

No dia 12 de junho o Procon realizou uma programação especial em alusão ao Dia dos Namorados, no Centro de Vivência Amélia Boroto, em parceria com a Prefeitura de São Mateus, por meio das secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Os representantes do Procon deram orientações sobre os direitos do consumidor,  e a população também contou com um espaço para informações e inscrições para o Casamento Comunitário, distribuição de preservativos, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e testes rápidos para HIV, sífilis, e hepatites B e C.