PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL E AUTORAS DE LIVROS DEBATEM SOBRE DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Com o objetivo de colocar em pauta o tema educação e identidade negra, a Secretaria Municipal de Educação promove a live “Consciência Negra em Diálogo”. O bate-papo será nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, com transmissão ao vivo no Youtube, na página da Secretaria de Educação de São Mateus.

O evento conta com a presença da professora Olindina Cirilo Nascimento Serafim e da pedagoga Marília Alves Chaves Silveira, ambas são autoras de livros que discutem a trajetória histórica dos negros no município

LIVROS DAS AUTORAS

O livro “O Caminho do Quilombo: histórias não contadas na educação escolar quilombola: território do Sapê do Norte”, de Olindina Cirilo Nascimento Serafim, condensa estudos sobre a educação escolar quilombola, especialmente no território do Sapê do Norte, no Espírito Santo. Fruto de uma dissertação de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

“O reconhecimento e a preservação do patrimônio cultural imaterial nas aulas de História”, livro de Marília Alves Chaves Silveira, resgata elementos históricos de São Mateus, relacionada ao ensino da história. Fruto de uma dissertação de mestrado na Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM SÃO MATEUS

Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra e a data faz parte do calendário do município, que na ocasião também se torna capital do Estado, essa transferência simbólica é prevista pela Lei Estadual nº 8.790, de 28 de dezembro de 2007.

LIVE CONSCIÊNCIA NEGRA EM DIÁLOGO

Data: 20/11 (sexta-feira)

Horário: 16h

Transmissão ao vivo na página da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus ES no Youtube.

Após a live os livros ficarão disponíveis para aquisição na Secretaria Municipal de Educação.