Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • ALIMENTAÇÃO OFERECIDA NAS ESCOLAS DE SÃO MATEUS PASSAM POR RIGOROSO CONTROLE DE QUALIDADE

ALIMENTAÇÃO OFERECIDA NAS ESCOLAS DE SÃO MATEUS PASSAM POR RIGOROSO CONTROLE DE QUALIDADE

01/10/2021
  • Mais de 17 mil alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos pela alimentação escolar por meio dos Centros de Educação Infantil e escolas. Para assegurar que essas unidades sigam um padrão de qualidade, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Setor de Alimentação Escolar, gerencia o planejamento para a aquisição dos produtos via Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), elaboração de cardápios, assim como a capacitação e aperfeiçoamento das manipuladoras de alimentos no preparo das refeições diárias.

  • “Para alcançarmos os resultados de qualidade pretendidos, estamos empenhados em analisar com critérios os produtos adquiridos, a partir de uma elaboração de cardápios sob orientação de nutricionistas” – frisa Edna Rossim, secretária de Educação, acrescentando que neste período pandêmico e de retorno presencial as aulas as escolas devem seguir todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 no manuseio dos alimentos.

  • VÁRIOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
  • A nutricionista Tayla Neves Quimquim Brandes explica que antes dos produtos serem entregues são fiscalizados pelo Setor de Alimentação Escolar, e ao chegarem ao seu destino os manipuladores de alimentos, que são capacitados para seguir todos os procedimentos necessários, fazem nova checagem de qualidade, estado da embalagem, data de validade, pesagem dos mesmos, higienização, armazenamento, entre outros. 

  • APRESENTOU MÁ QUALIDADE? A SUBSTITUIÇÃO É EFETUADA LOGO
  • Tayla acrescenta que no ato da entrega não são recebidos produtos que apresentem desconformidade com a qualidade e, se verificado alguma anormalidade após a entrega, são emitidos ofícios e relatórios fotográficos pela direção da escola para que o Setor de Alimentação escolar solicite a imediata troca do produto pelo fornecedor.

  • Todo o acompanhamento da execução do Pnae no Município é feito pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE), entidade de controle social, deliberativo, fiscalizador e de assessoramento a Administração Municipal, com participação de representantes da comunidade escolar. 

  • Segundo Tayla, “o planejamento nutricional, a fiscalização do setor, o monitoramento da gestão escolar e o acompanhamento do CAE, desde a entrega, passando pelas etapas de armazenamento, preparo e distribuição são fundamentais para a qualidade da alimentação fornecida.”

Lista de Fotos












   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo