Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


VERDE QUE TE QUERO VER: PREFEITURA DE SÃO MATEUS DISTRIBUI 500 MUDAS DE ÁRVORES PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

02/06/2021

Sábado, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) distribuiu entre os dias 25 de maio e 2 de junho, cerca de 500 mudas de árvores, entre espécies nativas da Mata Atlântica e árvores frutíferas. As mudas, resultado de compensação ambiental, vieram de viveiros parceiros e foram distribuídas na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Prefeitura.


A ação, feita com todos os protocolos de segurança para evitar aglomeração, teve foco na ampliação da área verde urbana e usou como tema “A mudança começa em você. Plante uma árvore”. Cada pessoa que ganhou uma muda comprometeu-se a plantá-la em local adequado, onde a árvore possa crescer e ser cuidada, e fazer um selfie ao lado da muda plantada, mandando a foto para o Instagram e marcando a SMMA no endereço @meioambientesaomateus.


COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, “qualquer pessoa que quiser autorização para, por exemplo, cortar uma árvore em área urbana, precisa recorrer à Secretaria. Para obter a autorização, a pessoa precisa fazer a compensação ambiental que, em certos casos, consiste em adquirir crédito de cinco mudas de árvores em qualquer viveiro parceiro da SMMA, que vai utilizá-las quando e onde achar apropriado. Nesta ação utilizamos 500 desses créditos”. 


Ricardo ainda acrescentou que essa é uma política urbana. Para casos de reflorestamento em áreas rurais há outros procedimentos específicos.


Lista de Fotos