Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • CAPS AD DE SÃO MATEUS CONQUISTA PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DO GOVERNO DO ESTADO

CAPS AD DE SÃO MATEUS CONQUISTA PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS DO GOVERNO DO ESTADO

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) recebeu, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, prêmio por projetos de boas práticas em promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, prevenção ao uso de drogas e reinserção social e em cuidados e tratamentos a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas.


A premiação consiste em um valor financeiro para custeio e manutenção dos materiais que serão utilizados durante os 12 meses de desenvolvimento do projeto, além de elaboração de artigos e material para estudo e criação de banco de dados. Foi entregue de forma simbólica à coordenadora do CAPS AD de São Mateus, enfermeira Adriana Cremasco, em cerimônia que contou com a presença do governador Renato Casagrande, da secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, e do subsecretário estadual de Políticas sobre Drogas, Carlos Augusto Lopes.


Pensado a partir das oficinas terapêuticas, que é uma das principais formas de tratamento oferecidas no CAPS AD, o projeto selecionado, Cultivando Saúde, tem como principal objetivo oferecer espaços de cuidados psicossociais e de corresponsabilidade pela própria saúde com o cultivo de horta medicinal/hortaliças, associado ao papel da alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos na moldagem colaborativa de oficinas terapêuticas que potencializem a redução de danos da dependência química por meio de implementação coletiva, em um caminho de ressocialização.


CAPS AD

O CAPS AD é um serviço de atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas. É vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e funciona no Bairro Ayrton Senna, de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. Conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos gerais e psiquiatras, psicólogas, assistentes sociais, enfermeira, técnica em enfermagem, farmacêutico, pedagoga, auxiliares administrativos, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, guardas patrimoniais e oficineiros.

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo