CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA É EMPOSSADO EM SÃO MATEUS

Os 15 novos membros do Conselho Municipal de Cultura e seus respectivos suplentes foram empossados em São Mateus. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no Sítio Histórico Porto São Mateus.

A secretária municipal de Cultura, Domingas Dealdina, abriu a cerimônia recepcionando os novos integrantes, que fazem parte de diferentes segmentos artísticos e culturais do Município. “O Conselho é nosso espaço de diálogo e de reflexão. É preciso dar continuidade ao nosso papel, o que nos deixa muito felizes com esse momento tão importante para a cultura de São Mateus”, destacou.

Os novos conselheiros trouxeram grandes expectativas para o cenário cultural mateense. Para David Lopes Santos, representante da Câmara de Dança, o Conselho Municipal de Cultura é uma oportunidade de trabalhar políticas públicas voltadas para a transformação cultural.

Eliane Queiroz Auer é representante da Câmara de Literatura e Biblioteca e vê o Conselho como um importante momento de interação entre grupos sociais e culturais a fim de resgatar o cenário cultural mateense. “A nossa expectativa é que possamos reunir toda a sociedade em prol da movimentação cultural no Município”, declarou.

Ao final da cerimônia de posse, ficou decidido entre os membros do Conselho que será marcada uma nova reunião no dia 30 de maio para eleger os cargos de presidente e vice.

O QUE É O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

É um órgão colegiado de caráter normativo, consultivo, deliberativo, orientador e fiscalizador, que tem o objetivo de institucionalizar a relação entre a Administração Municipal e os setores da Sociedade Civil ligados à cultura, promovendo a participação destes na elaboração, na execução e na fiscalização da Política Cultural do Município.  Dentre as suas diversas atribuições, está a de promove a articulação e a interação entre os interesses da Sociedade Civil e o Poder Público Municipal na construção de políticas públicas ligadas ao setor cultural.