É HOJE: HORÁRIO ESTENDIDO NA UBS COHAB PARA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 COM A BIVALENTE

• A Unidade Básica de Saúde do Bairro Forno Velho (Cohab) terá horário especial nesta quinta-feira (09), prosseguindo no esforço para atingir os índices recomendados de cobertura vacinal em São Mateus. Das 16h às 19h30 haverá vacinação contra a Covid-19, com aplicação da nova vacina bivalente, para o público adulto acima de 60 anos e para imunocomprometidos a partir de 12 anos.

• Para ambos os públicos é necessário levar o Cartão de Vacina, CPF e o Cartão do SUS. Imunocomprometidos devem também apresentar Laudo Médico.

• O horário estendido é uma maneira de beneficiar especialmente pacientes que precisam de acompanhante para serem conduzidos até a sala de vacinação e pacientes que trabalham durante o horário comercial, bem como evitar o comprometimento do atendimento normal da UBS.

• SÁBADO DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER COLORRETAL E DE COLO DO ÚTERO
  • Outra ação importante da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros da iniciativa privada é a campanha Março Lilás e Azul Marinho que, neste sábado (11), acontecerá no estacionamento do Hipermercado Casagrande, no Bairro Boa Vista, das 8h às 16h.

• O foco da ação é a prevenção contra o câncer colorretal – o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres com mais de 45 anos e a segunda causa de morte no Brasil – e do colo do útero, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres no Brasil.

• Na tenda da ação será feito agendamento para coleta de preventivo nas Unidades Básicas de Saúde e na clínica-escola da UNIVC, além de aferição de pressão arterial e testes rápidos (HIV, SIFILIS, HEP C E HEP B).

• Também haverá distribuição de preservativos e serão disponibilizadas vacinas, principalmente a tetravalente contra HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, importantes atos de prevenção.