EDUCAÇÃO PROMOVE DIÁLOGO SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Com o propósito de dialogar sobre as infâncias e a Educação Infantil e como elas se constituem em suas especificidades, a Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria de Educação – Setor de Educação Infantil, promoveu nesta terça (16) e quarta-feira (17) formações dirigidas a diretores e pedagogos da Educação Infantil.

Com experiência profissional e docente em Infâncias, Educação Infantil e Cidadania, o professor Adilson De Angelo, que é natural de São Mateus e atua na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi convidado a mediar o momento trazendo reflexões sobre os princípios e atores da ação educacional pedagógica na Educação Infantil e as estratégias da ação pedagógica.

“Temos buscado oportunizar aos profissionais de nossa rede momentos de diálogo e reflexão sobre as práticas pedagógicas. A vinda do professor Adilson tem sido pensada e planejada há tempos e foi muito bom esse momento” – destacou a diretora pedagógica da rede, Renata Cristina.

Adilson De Ângelo destacou que um conjunto de leis nacionais e internacionais asseveram a Educação Infantil como um direito da criança. “No contexto brasileiro,  desde a Constituição Federal, passando pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e, mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), temos elementos norteadores da ação pedagógica que se fundamentam na brincadeira e na interação como eixos curriculares da Educação Infantil. Neste sentido devemos compreender que a organização pedagógica nessa etapa deve acontecer de forma diferenciada, com campos de experiências onde se constituem como instrumentos as relações sociais e culturais, as linguagens e as relações com a natureza” – enfatizou.