ESTÁ NASCENDO UMA NOVA GURIRI

Começou o projeto de urbanização da Avenida Oceano Atlântico. A Ilha mais linda do Espírito Santo – também conhecida como a maior indústria a céu aberto do Norte do Estado – está ganhando mais 1.080 metros de calçadão, pavimentação nova no trecho que compreende o Centro até o Parque Aquático, galerias pluviais, 12 portais e nove passarelas com mirantes e estrutura para guarda-vidas.

A primeira etapa deverá ser concluída até meados deste ano. A extensão do calçadão começou pelo Lado Norte, onde terá mais 810 metros. Após essa etapa, será a vez do calçadão do Lado Sul ganhar mais 270 metros. Com 6,7 metros de largura, a obra incluindo calçadão, meio-fio e ciclovia. A área suprimida da restinga é de 0,4 hectare, que compreende gramínea e vegetação invasora. Como condicionante, a Prefeitura irá recuperar 1 hectare de restinga.

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
Para executar a obra a Prefeitura realizou todos os estudos necessários e obteve as autorizações cabíveis, como possui declaração de Nada a Opor, da Capitania dos Portos, Laudo de Supressão do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Licença Ambiental emitida pela própria Secretaria Municipal e autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Também foi realizado o Estudo Florístico, o Plano de Controle Ambiental (PCA), o Plano de Recuperação de Área Degradada e o Diagnóstico Ambiental.

TODOS OS CAMINHOS LEVAM À ILHA DE GURIRI
E levam mesmo. E não é só no Verão, são nas quatro estações do ano. Com mais de 42 quilômetros de praias com extensa faixa de areia, águas calmas e mornas, é ideal para o Turismo ecológico, de aventura, religioso e de negócios. Cercada pelas águas do Oceano Atlântico e rios Cricaré e Mariricu, fica a apenas 10 quilômetros da sede São Mateus e 225 km da Capital Vitória. Guriri é a maior Ilha do Espírito Santo, com 102 km² de puras belezas naturais.

Sua culinária é inigualável, com pratos famosos como a moqueca capixaba, “pois o resto é peixada”, comida de boteco e outras iguarias. A rede hoteleira é uma das melhores do Brasil e o povo é pra lá de hospitaleiro.