Guardas vidas realizam mais de 30 resgates durante o Feriadão em Guriri

Durante o feriadão do dia das crianças (12 a 14 de outubro), os guardas vidas que atuam no balneário de Guriri, realizaram 38 resgates e 1.200 abordagens preventivas, sem registro de ocorrência grave. Os números foram divulgados nessa semana e fazem parte do balanço feito pela coordenação dos guarda vidas, que também registrou 21 ocorrências de crianças perdidas nesse mesmo período.

Por razões estratégicas, os 10 guardas vidas que atuam no balneário de Guriri durante o ano, são distribuídos em postos com maior fluxo de pessoas, considerados locais com maior probabilidade de haver um alto índice de afogamentos.

A Secretaria Municipal de Defesa Social já encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei para a contratação de 50 guarda vidas para o período do verão. Caso seja aprovado, a expectativa é que o treinamento dos novos profissionais ocorra em novembro e iniciem suas atividades em meado de dezembro.

O coordenador dos guarda vidas de São Mateus, Carlos Henrique, ressaltou a importância do cuidado dos banhistas ao frequentar o balneário: “orientamos que deem preferência às áreas cobertas por guarda vidas, diminuindo assim o risco de afogamento”.