Plenária Pública debate Educação do Campo no Município

Promovido pelo Conselho Municipal de Educação (CME) do Município de São Mateus junto à Comunidade Escolar , ocorreu no dia 05 de dezembro a Plenária Pública sobre Resolução de Educação do Campo , reunindo profissionais da educação discutindo sobre o assunto.

Na ocasião, foi apreciado pelos presentes o documento preliminar da Resolução, que fixa normas para a oferta da Educação do Campo na Rede Municipal de Educação.

Para a presidente do CME, Marcia Alessandra Fernandes, o momento foi de “contemplar um trabalho realizado com afinco pelos representantes da Educação do Campo, que debateu todos os referenciais que possibilitaram a construção dessa resolução, importante para nossa educação pública, importante para a Educação do Campo de São Mateus”.

Segundo Alessandra, os próximos passos serão a garantia da homologação do documento por parte do Secretário Municipal de Educação, com a expectativa que ela ocorra integralmente, e depois publicado.

Segundo a presidente do CME, a parte mais importante surge a partir daí “quando esse documento precisa ser conhecido por toda comunidade escolar, para que ele se torne um instrumento propício ao trabalho da educação campo”, complementa.

Segundo a Coordenadora do Setor de Educação do Campo da Secretaria Municipal de Educação (SME) e também relatora da resolução, Ozana Baldotto: “Como não tínhamos resoluções de Educação do Campo dentro do Município, partimos de um estudo mais profundo com base em documentos e legislações nacionais, onde trouxemos para nossa realidade. Construindo a diversas mãos”.

Ainda de acordo com Baldotto, a Plenária Pública foi mais uma oportunidade que a comissão teve pra ouvir a suas bases “foi uma fase de refinar os termos da resolução, as propostas feitas na plenária pública foram acolhidas e agora entramos na fase de finalização para encaminhar ao Secretário Municipal de Educação”.

A Resolução de Educação do Campo do Município contempla os diversos povos do campo, como ribeirinhos, assentados, quilombolas e agricultores familiares e a previsão que ela seja encaminhada, pelo Conselho de Educação, à Secretaria Municipal de Educação nas próximas semanas.