PMSM promove assistência social à população carcerária de São Mateus

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, juntamente com a equipe técnica da Secretaria, fizeram uma visita institucional na última quinta-feira, (07), à Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), a fim de apurar as demandas da população carcerária com relação aos serviços de assistência social e viabilizar, junto à direção da unidade prisional, soluções para tais questões.

Ao final da oitiva com detentos e familiares, a Secretária Marinalva Broedel reuniu-se com os diretores da PRSM, Flávio de Oliveira Ogioni e Marcela Santos Mendes do Rosário, no qual foi discutida a disponibilização das oficinas do Acessuas Trabalho e IdeAção à população carcerária, para que eles possam ter acesso ao mundo do trabalho logo que forem reintegrados à sociedade.

A Secretária e sua equipe também discutiram com os diretores a possibilidade de fazer um levantamento dos detentos custodiados na PRSM por municípios de origem. Munidos desses dados, a Secretaria fará uma reunião com todos os Secretários Municipais de Assistência Social do Polo Nordeste do Estado para discutir e definir estratégias para o melhor atendimento da população carcerária e suas famílias dentro dos serviços oferecidos pela da assistência social divididos por município, facilitando assim o acompanhamento dos assistidos.

Linha de ônibus para acesso às unidades prisionais.

Durante a visita, um dos principais anseios dos detentos e seus familiares ouvidos pela Secretária e sua equipe era a acessibilidade à visita no presídio. Por não haver uma linha de ônibus no local, os familiares necessitam alugar um carro ou se deslocar de táxi para visitarem seus parentes na unidade prisional, gerando um alto custo para essas famílias.

Diante disso, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte, articularam a disponibilização de uma linha de ônibus que faça itinerário tanto no PRSM quanto no Centro de Detenção Provisória De São Mateus (CDPSM) durante os dias e horários de visita, contemplando o transporte dos familiares dos detentos das duas unidades prisionais.  A solicitação das Secretarias já foi formalizada e protocolada junto à empresa de ônibus na semana passada, seguindo os demais trâmites legais.