PREFEITURA DE CARLOS CHAGAS ENVIA PROFISSIONAIS PARA CONHECEREM SISTEMA DE AULAS ON-LINE DA PREFEITURA DE SÃO MATEUS

Técnicos da Secretaria de Educação de Carlos Chagas, Minas Gerais, estiveram em São Mateus para conhecerem o programa “Todos em Casa pela Educação”, colocado em prática pela Secretaria de Educação de São Mateus. A apresentação aconteceu nesta quinta-feira (14), pelo titular da Pasta, José Adilson Vieira de Jesus.

Durante a visita, José Adilson detalhou todo o funcionamento do programa e a utilização de recursos tecnológicos, as interações entre professor e aluno, a produção de aulas gravadas e o acompanhamento pedagógico para os quase 18 mil alunos da rede.

MOMENTO ENRIQUECEDOR

Para Charles Sampaio, representante do Município de Carlos Chagas), a experiência em São Mateus foi exitosa e importante para conhecer o procedimento para as aulas on-line. “O projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Mateus é muito interessante para trabalhar com o ensino híbrido e incorporar a tecnologia ao dia a dia dos nossos estudantes e profissionais da Educação do País. Foi um momento enriquecedor e fortalecedor entender as ferramentas utilizadas, a interação e as práticas pedagógicas desenvolvidas” – destacou.

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Em 2020, com a Pandemia do novo Coronavírus, veio a interrupção inesperada das aulas e por orientações oficiais dos órgãos de saúde, as aulas presenciais foram suspensas. Desde então a Secretaria Municipal de Educação tem empreendido esforços para que seus alunos não sejam prejudicados com relação ao seu processo de escolarização.

Na busca de soluções adequadas que contemplassem as especificidades da Rede Pública Municipal de Ensino, o Município passou a oferece o programa “Todos em Casa pela Educação”.

A primeira ação disponibilizou, via internet, material de apoio pedagógico da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), em suas modalidades, para a realização de estudos, mesmo que ainda longe da escola.

Em continuidade ao Programa, a Secretaria adotou a Plataforma Google For Education (Google Sala de Aula), como ambiente virtual para oferta das atividades complementares não presenciais.

Para viabilização dessa oferta a Secretaria ofereceu formação, para a utilização das plataformas digitais, para técnicos da SME, diretores, pedagogos, professores e coordenadores escolares. Durante essa formação também foram elaboradas atividades que constituíram uma biblioteca virtual de atividades pedagógicas considerando o Programa Municipal de Ensino aliado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A partir de 6 de julho aconteceu a mobilização e acolhimento de cerca de 18 mil estudantes de sua Rede que passaram a acessar as atividades de forma on-line. Nessa nova fase as atividades passaram a ser computadas para o cumprimento da carga horária letiva, conforme normas vigentes.

Todo material da plataforma é disponibilizado de forma impressa aos estudantes da Rede que não possuem acesso à internet.