Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo


  • Página Inicial
  • >
  • Prefeitura garante circulação de frota de transporte escolar com segurança

Prefeitura garante circulação de frota de transporte escolar com segurança

Todas as 90 linhas de ônibus escolar do Município estão circulando normalmente e com segurança total. Ao todo esses veículos transportam diariamente cerca de 9 mil estudantes para as escolas municipais mais distantes do centro.

A frota escolar passou por uma vistoria mecânica e foram atestados como aptos para fazer o transporte seguro de crianças por uma empresa cadastrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Durante a vistoria, os veículos passaram por uma série de testes e verificações de diversos itens como cinto de segurança, qualidade dos pneus, freio, abertura da janela, etc.

Para chegar a este resultado, a Secretaria Municipal de Educação exigiu em edital que as empresas vencedoras do certame de transporte escolar de 2019, ocorrida no dia 29 de janeiro, apresentassem o laudo de inspeção veicular dos ônibus que realizariam o transporte dos estudantes no Município.

A exigência atende ao artigo 139 do Código de Trânsito Brasileiro e as recomendações das resoluções, portarias e deliberações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) sobre o transporte escolar e devem estar de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 14040, que estabelece as diretrizes básicas da inspeção de segurança para veículos.

Problemas Resolvidos
No início de fevereiro, durante a fase de entrega de documentação e apresentação do Laudo de Inspeção Veicular, algumas empresas desistiram de prestar o serviço. Diante disso, a Prefeitura convocou as demais classificadas para apresentação dos documentos no lugar das desistentes.

O Secretário Municipal de Educação, José Adilson Vieira, ressalta a importância das exigências: "Durante todo o processo de contratação das empresas, nossa principal preocupação era de fornecer um serviço com qualidade e segurança aos nossos estudantes. Essas medidas irão garantir que toda a nossa frota esteja em conformidade com as normas de segurança, garantindo um transporte tranquilo até as escolas".

















   
Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo Prefeitura de São Mateus - Norte do Espírito Santo