PRIMEIRO CASO DE ‘INFLUENZA A’ CONFIRMADO EM SÃO MATEUS

• O Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica confirmou na segunda-feira (20) o primeiro caso de contaminação por Influenza A em São Mateus. A Influenza A, que tem tido um avanço rápido no Espírito Santo, tem sintomas parecidos com a gripe comum, mas pode causar danos maiores em crianças, idosos, grávidas e pessoas com comorbidades. É importante que a população continue cumprindo as mesmas medidas adotadas durante a pandemia de Covid-19, como o uso de máscara, álcool em gel para higienizar as mãos e, evitar aglomerações.

• Segundo o enfermeiro do Centro de Operações Especiais de Combate ao Covid-19 (COE COVID), João Paulo Cola, a diferença entre a gripe comum e a Influenza A está nas complicações que a última pode gerar: “Os vírus causadores da Influenza A possuem uma característica diferente, que é a capacidade de desenvolver a Síndrome Respiratória Aguda Grave. É uma complicação do quadro gripal que gera a necessidade de suporte hospitalar. Essa é a grande preocupação, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos possuem um maior risco”, disse.

• ORIENTAÇÕES
  • A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar os postos de vacinação para se imunizar contra a Influenza, a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, e é recomendada para toda população (a partir de 6 meses de idade). Em caso de sintoma gripal, cada pessoa deve buscar a UBS do seu respectivo bairro, pois a equipe está preparada para avaliar cada caso. Vale lembrar que as principais medidas de prevenção são a vacinação e o uso de máscaras.