Reis de boi – uma riqueza cultural mateense

A devoção que arrasta pequenas multidões nesta mesma época para a localidade de Pedra DÁgua,  todo ano, compõe o rico acervo cultural mateense há mais de três séculos. A gente ouve desde cedo que é a festa da Folia de Reis – mas não é. Já foi motivo de estudos acadêmicos e de historiadores da terra. Graças à força da comunidade, ao empenho de alguns poucos remanescentes da cultura afro-brasileira e da municipalidade, esse traço cultural resiste ao tempo.

"Não é Folia de Reis, mas Reis de Boi. Nas barrancas do Cricaré o Ciclo Natalino começa no Dia dos Santos Reis, 6 de Janeiro, quando Gaspar, Belchior e Baltazar chegaram para presentear com ouro, incenso e mirra o recém-nascido Jesus Cristo." Quem explica é o historiador Maciel de Aguiar, autor de mais de cem obras da história marginal da escravidão no Brasil. O cenário principal de suas muitas histórias é a nossa região. Ninguém, além dele, dedicou-se tanto a registrar em uma extensa obra, o que se passou por aqui desde o descobrimento.

Ele continua: "É a festança popular, onde o Espírito Santo se confunde com a Bahia, começa na Igreja dos Santos Reis, na localidade de Pedra DÁgua, aqui em São Mateus, com várias apresentações dos grupos de Reis de Boi, e vai até 3 de fevereiro, dia de São Brás, o santo protetor da garganta, quando milhares de brincantes vão pedir proteção para as suas gargantas e agradecer por cantar em celebração ao menino Deus. É a devoção popular mais representativa da região, e comemorada há mais de 300 anos" – completa Maciel.

O ativista cultural Jonas Bonomo já foi secretário de Cultura no Município e comenta, satisfeito, a continuação do apoio da Prefeitura ao evento. "Eu acho muito importante apoiar essa manifestação anual, que já conta mais de 300 anos. É uma cultura simples, ingênua, porem de muita criatividade e bom gosto. Nossa Cidade ganha muito com este apoio da Prefeitura, tanto para perpetuação da cultura como um produto de alto valor para o turismo, tendo em vista sua beleza inigualável" – relata Jonas, que já organizou como secretário vários desses eventos.