SÃO MATEUS CONTRA A COVID-19: SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC SERÁ PARA IDOSOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE AGENDADOS ATÉ O FINAL DE ABRIL

Devido ao pequeno quantitativo de doses que o Município recebeu, a vacinação para a segunda dose da Coronavac será para os grupos de idosos e trabalhadores da Saúde que estavam agendados até o dia 30 de abril.

LOCAL E DOCUMENTOS

A vacinação acontecerá nesta terça-feira (11), das 8h às 12h, no estacionamento da Paróquia Catedral (Av. João XXIII). No local haverá distribuição de senhas conforme o quantitativo de doses disponíveis. Para receber a vacina, os idosos devem levar um documento com foto, cartão de vacinação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

CRITÉRIOS

São Mateus recebeu apenas 550 doses da Coronavac para aplicação da segunda dose, quantitativo insuficiente para imunizar cerca de 2.800 pessoas de 60 a 79 anos que esperam a segunda dose da vacina. Assim, o Município optou por priorizar os grupos que estão aguardando há mais tempo.

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, acredita que a vacinação deverá ser regularizada nas próximas semanas, na medida em que o Instituto Butantan for produzindo e entregando as doses para o Ministério da Saúde para a distribuição aos Estados por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI). Segundo Henrique, há previsão de mais entregas ainda nesta semana para a aplicação da segunda dose.

CAUTELA NO RISCO MODERADO

Henrique ainda comentou sobre a nova classificação do Município no Mapa de Risco do Estado: “Apesar de São Mateus ter entrado esta semana no risco moderado, é importante continuar fazendo o isolamento social e a utilização dos equipamentos de proteção tão importantes e necessários, mesmo para quem já foi vacinado. Para que o Município consiga evoluir para o risco baixo é importante que cada um faça sua parte” – destacou o secretário.