SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO DO SUS

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram nesta quarta-feira a Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no auditório principal da Faculdade Vale do Cricaré – FVC. O tema foi “Democracia e Saúde – Saúde como Direito e Consolidação do SUS”.

A conferência reuniu representantes dos trabalhadores, gestores e usuários da saúde. Foram pautadas as demandas e coletadas sugestões para a discussão nacional. Além disso, foram eleitos os delegados que participarão das conferências estadual e nacional. “Atingimos o objetivo de garantir a ampla participação popular. O Sistema Único de Saúde é um tema muito abrangente e que interessa a todos. Na Conferência debatemos formas de melhorá-lo” – destacou o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA
A estudante de Fisioterapia Raquel Simões Ribeiro disse que gostou de participar: “Valeu muito a pena, as discussões e palestras foram muito elucidativas. É bom saber como funciona o SUS e o que pode ser feito para melhorá-lo ainda mais”.

Já o fisioterapeuta e coordenador do curso de Fisioterapia da FVC, José Roberto, considerou a conferência proveitosa: “Acho que é um momento importante não só para os usuários, mas também para os futuros profissionais. Vivemos em um momento difícil no País, onde a democracia se apresenta ameaçada, então nada melhor que os futuros profissionais já conhecerem os desafios que é a construção de algo tão importante em nossas vidas, que é a saúde.”

DELEGADOS ELEITOS
GESTORES / PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE