SECRETARIA DE SAÚDE DETECTA CASOS DE NOVA VARIANTE DO CORONAVÍRUS EM SÃO MATEUS

A Secretaria Municipal de Saúde informa que detectou em São Mateus a circulação de uma nova variante do Coronavírus. Denominada variante B 1.1.7 do SARS-CoV-2 (Variante Inglesa), foi detectada em 17 pacientes através de amostras de nasofaringe pelo exame de RT-PCR.

O primeiro caso de amostra foi coletado no dia 21 de dezembro. O secretário municipal de Saúde, Henrique Luis Follador, destaca que a Variante Inglesa pode ser até 90% mais infectante e 62% mais letal quando comparada a outras variantes.

RECOMENDAÇÕES

Henrique lembra que as recomendações de proteção dessa nova variante são as mesmas dos protocolos já estabelecidos: isolamento, distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel e utilização de máscaras.

“É preciso tomar cuidado com as compras e sacolas, é importante fazer a desinfecção dos objetos. Ao chegar em casa, trocar a roupa e tomar banho, lembrando sempre do uso de máscaras e o ponto mais importante para conter toda doença infectocontagiosa: o isolamento, uma vez não se expondo ao vírus você vai estar protegido” – afirma o secretário.

CARACTERÍSTICAS

As características mais importantes da Variante Inglesa são: possui carga viral elevada, presença maior entre a população jovem (zero a 30 anos) e propagação do vírus muito acelerada. O que causa mais preocupação é a variante estar mais presente entre os jovens, que é a faixa da população que menos tem mostrado disciplina em relação aos protocolos de biossegurança.

MONITORAMENTO

O serviço de Vigilância Epidemiológica do Município, juntamente com o Centro de Operações de Emergência (COE-Covid-19) e a coordenação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão elaborando estratégias para rastreio dos contatos dos pacientes detectados com a Variante Inglesa (B 1.1.7 do SARS-CoV-2) para conter a sua transmissão.