SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE OTIMIZA ESPAÇO DE ASSOCIAÇÕES DE RECICLAGEM

• Duas associações de catadores de material reciclável localizadas no Bairro Pedra D’Água que ocupam dois galpões custeados pela Prefeitura de São Mateus, agora passarão para um único galpão, porém continuam sendo organizações distintas. A Associação de Reciclagem do Bairro Pedra D’água e a Associação Reciclar, do Bairro Vitória passam a ocupar o mesmo espaço físico, localizado na rua Projetada, local conhecido como antigo pátio do Detran.

• ESPAÇO AMPLO
  • Ficou acordado em reunião com os secretários municipais de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, de Governo, Francisco Botelho Neto, o superintendente municipal, Uriel Moreira, e representantes das duas associações, que ambas continuarão com CNPJs próprios. O espaço, que já é utilizado pela Reciclar, será separado por uma parede para que cada associação possa trabalhar de forma independente. Segundo o secretário Ricardo, o local oferece espaço ainda maior para o grupo que deixa o galpão que utilizava na margem da rodovia Othovarino Duarte Santos.

• ECONOMIA
  • O secretário informou que a mudança não afetará a produção dos catadores, e que a mesma ocorreu porque são organizações com número pequeno de associados, sendo cinco em uma e oito na outra. Também lembrou que o galpão que será desocupado gera um custo em torno de 13 mil reais aos cofres do Município, incluindo o aluguel de 9 mil reais (que passa a ser economizado pela Prefeitura), além de outros custos, como água, energia, aluguel de empilhadeira, caminhão coletor e motorista.

• MELHORIAS
  • Ainda de acordo com Louzada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está providenciando melhorias no espaço, como drenagem de uma tubulação que está entupida e provocou transbordamento na chuva intensa do dia 11 deste mês. Também está sendo providenciada a manutenção de alguns equipamentos para que os trabalhos não fiquem prejudicados. O servidor do Município que atua junto aos grupos continua prestando serviços, bem como o caminhão de coleta e aluguel mantidos pela Prefeitura.

• O locador do imóvel também se comprometeu a fazer a manutenção em pontos danificados da estrutura. Dentro dos próximos 30 dias, as duas associações já deverão estar trabalhando no mesmo galpão.