UNIDADES DA REDE DE ENSINO DE SÃO MATEUS SERÃO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA EM FILOSOFIA EM SEMINÁRIO

• De 14 a 16 deste mês em São Mateus o Seminário de Pesquisa e Ensino na Educação Básica (Semped), que tem como parceiros para sua realização o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) - Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), Núcleo de Pesquisa em Ensino, Política e Sociedade, Superintendência Regional de Educação – SRE/São Mateus (Sedu/ES) e Prefeitura de São Mateus, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

• A realização do evento será no miniauditório do PPGEEB e nas escolas das Redes Municipal e Estadual em São Mateus.

• “Novamente o Município de São Mateus, com muita disponibilidade e construção pedagógica, abre as portas das suas escolas para que experiências em Filosofia sejam realizadas com os estudantes, trazendo a importância da Filosofia em todas as etapas de desenvolvimento dos nossos estudantes” – reforça a secretária de Educação, Marília Silveira.

• O Seminário contará com a participação do professor e pesquisador Walter Omar Kohan, docente titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Coordenador do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infâncias, Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Procientista (UERJ), e a professora Lara Sayão, Doutora em Filosofia da Educação pela UERJ, Mestre em Filosofia da Educação e Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

• PROGRAMAÇÃO

• Quarta-feira, 14/12/2022

• 7h30 às 11h - EMEF Santa Terezinha - Experiência de Filosofia com crianças com Profa. Lara Sayão (Nefi-UERJ).

• 13h às 14h - Auditório PPGEEB, Ceunes - Palestra da professora Lara Sayão (Nefi-UERJ) com os/as alunos/as do Mestrado em Ensino do Ceunes.
  • Inscrição no local, entrada livre.

• 18h30h às 20h30h - EMEF Roseli Pires - Experiência com os alunos da EJA, com a professora Lara Sayão (Nefi-UERJ).

• Quinta-feira, 15/12/2022

• 7h30h às 11h - CEIM Nossa Senhora Aparecida - Experiência de Filosofia com crianças, com a professora Lara Sayão (Nefi-UERJ).

• 14h às 17h - Escola do Presídio de São Mateus (Sedu-ES) - Diálogos de Filosofia dos alunos do Sistema Prisional, com a professora Lara Sayão (Nefi-UERJ).

• 19h às 21h - Auditório SME, Bairro Carapina - Lançamento do livro: “Olimpíadas de Filosofia do Rio de Janeiro: o pensamento na roda” (Nefi Edições, 2022), com autora Lara Sayão (Nefi-UERJ).
  • Inscrição no local, entrada livre

• Sexta-feira, 16/12/2022

• 7h30h às 11h - EMEF Almir Queiroz - Experiência filosófica com crianças e professor Walter Kohan (UERJ).

• 19h às 21h - Auditório Mestrado em Ensino, Ceunes - Lançamento do livro: “Uma viagem de sonhos impossíveis” (Autêntica, 2022), com o autor Walter Kohan (UERJ). Inscrição no local, entrada livre.