VAI COMEÇAR O PROJETO BANDA NA ESCOLA 2019

A inicialização musical faz parte do currículo e sempre esteve presente nas atividades das escolas da rede municipal e, nesta última semana, a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) deu abertura ao Projeto Banda na Escola 2019.

Durante a primeira reunião de planejamento com os diretores e maestros, ocorrida na noite desta terça-feira (18), a subsecretaria de Educação Rosângela Miranda explicou que a retomada das bandas marciais nas escolas ocorreu em 2017, com a volta do desfile de 7 de setembro, que contou com  participação de quatro escolas. Em 2018, o número de bandas subiu para 11.

Para esse ano, a intenção da SME é manter as 11 bandas, que participarão de outras atividades além do tradicional 7 de setembro. “Nosso calendário de eventos prevê um evento de Encontro de Bandas e a participação no Seminário de Práticas Exitosas”, pontuou Rosângela Miranda, destacando que o objetivo da Secretaria é consolidar o Projeto Banda na Escola, construindo sua estrutura e seu planejamento junto aos maestros.

As escolas que farão parte do Projeto Banda na Escola em 2019 são: EMEFTI Ayrton Senna, EMEF Vila Verde, EMEF Lilazina Gomes de Souza, EMEF Santa Terezinha, EMEF Bom Sucesso, EMEF Guriri, EMEF Ver. Laurindo Samaritano, EMEF Dora Arnizaut Silvares, EMEF Prof. João Pinto Bandeira, EMEF Dr. Arnóbio Alves de Holanda e ECORM Maria Francisca Nunes Coutinho.

KITS BANDAS
A Secretaria também informou que, por meio de emenda parlamentar, já solicitou junto ao MEC (Ministério da Educação) a aquisição de 12 kits bandas, e está no aguardo da tramitação do projeto.  A expectativa é que, com a conclusão do projeto, as bandas marciais recebam um acervo totalmente novo para contribuir ainda mais com o trabalho de ensino da música na rede.