2.997 NOTIFICAÇÕES EM 11 SEMANAS EM SÃO MATEUS: MUNICÍPIO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE
2.997 NOTIFICAÇÕES EM 11 SEMANAS EM SÃO MATEUS: MUNICÍPIO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE
De acordo com o Informe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Mateus, referente à 11ª semana do ano, atualizado com dados de 30 Unidades de Saúde, já são 2.997 notificações de casos de dengue no Município, 409 a mais que na semana anterior.
Com uma incidência (nas últimas quatro semanas) de 1.558,45 casos por 100 mil habitante, as maiores concentrações de casos (notificados, descartados e confirmados) se dão, respectivamente, em Guriri Sul (USF Guriri Sul, 330 casos, 71 confirmados), Guriri Norte (USF Guriri I, 277 casos, 50 confirmados), e Aviação (USF Aviação, 192 casos, 30 confirmados).
Dos três óbitos em investigação, um caso foi confirmado – óbito de uma paciente idosa ocorrido em janeiro –, outro descartado e o terceiro ainda está em investigação.
O Ministério Público encaminhou para a Secretaria de Saúde um documento contendo várias providências administrativas, recomendadas pelo Ministério da Saúde, autorizando a intensificação de uma série de ações.
“As determinações, basicamente, reforçam as ações que viemos implementando até o momento, inclusive a questão da mobilização da sociedade quanto ao combate ao mosquito. O Poder Público e suas parcerias estão empenhados nas questões como limpeza urbana, nebulização espacial, Programa Saúde na Escola e outras providências, mas o combate efetivo é dentro das residências, e só a consciência cidadã pode garantir esta ação” – reforça o secretário de Saúde de São Mateus, Henrique Follador.
TODOS JUNTOS NO COMBATE AO MOSQUITO
- Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;
- Mantenha vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
- Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;
- Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
- Mantenha ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;
- Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;
- Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;
- Evite armazenar materiais que possam acumular água.
DISK-DENGUE
Para denunciar focos ou solicitar fiscalização, fumacê ou outras ações, utilize o (27) 99754-2162.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.