OBRAS NOS ACESSOS AVANÇAM EM RITMO ACELERADO NA REQUALIFICAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO PORTO EM SÃO MATEUS
OBRAS NOS ACESSOS AVANÇAM EM RITMO ACELERADO NA REQUALIFICAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO PORTO EM SÃO MATEUS
Em mais uma parceria com o Governo do Estado, os trabalhos em dois dos principais acessos ao Sítio Histórico Porto de São Mateus, a Ladeira Ciro Cunha Sodré (São Gonçalo) e a Avenida Cricaré, avançam em ritmo acelerado.
Na Ladeira, onde foi realizada terraplanagem e instalação de sistema de drenagem, com manilhamento, sarjetas e canaletas para coleta de águas pluviais, a nova pavimentação em sistema pé-de-moleque, preservando as características do piso original, está quase concluída.
Na Avenida Cricaré as obras avançam no sentido Ladeira do Besouro x Largo do Chafariz. Ali também estão sendo instaladas manilhas e sistema de coleta de águas pluviais, seguidos pela pavimentação com utilização de paralelepípedos, também preservando as características originais.
No largo do Chafariz, as tubulações e caixas de passagem para esgoto e recolhimento de águas pluviais estão concluídas, e as intervenções paisagísticas - como calçadas, desníveis e canteiros – estão em ponto de acabamento.
A regularização do terreno e o novo piso da área central do Largo só aguardam a liberação do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para serem retomadas, finalizando aquela etapa.
No todo, o Projeto de revitalização inclui pavimentação de várias ruas no Sítio e no entorno, drenagem, desenhos das calçadas e travessias de pedestres, melhorias nas escadarias, melhorias na iluminação e definição de mobiliário urbano, entre outras possibilidades.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
Supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as intervenções revelaram que o Porto não apenas tem relevância histórica, mas também é arqueologicamente relevante.
Numa área específica, dentro do perímetro das intervenções, foram encontrados artefatos comprovadamente datados do século XIX e materiais ainda mais antigos, que estão sendo analisados em laboratório para precisar a que período pertencem.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.