NOTIFICAÇÕES DE DENGUE DIMINUEM EM SÃO MATEUS, MAS SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA: NÃO É HORA DE RELAXAR
NOTIFICAÇÕES DE DENGUE DIMINUEM EM SÃO MATEUS, MAS SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA: NÃO É HORA DE RELAXAR
Na décima semana do ano o Município de São Mateus teve 118 notificações de casos de dengue, totalizando 629 desde a primeira semana de janeiro. Para o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “é um avanço, mas não é hora de relaxar”.
O Espírito Santo viu recrudescerem os casos da doença após um período de chuvas intensas: já são 37.565 mil notificações, uma média de mais de 800 para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o ideal são 100 notificações.
“Há municípios vizinhos com mais de 1.000 notificações nas últimas quatro semanas, a Vigilância Ambiental está em alerta máximo e precisamos mais do que nunca da colaboração da população” – alertou Henrique.
QUASE TOTALIDADE DOS FOCOS ESTÁ EM RESIDÊNCIAS
O coordenador de Vigilância Ambiental, Leones Arezzi, lembrou que cerca de 60 agentes fazem constantes varreduras na área urbana em busca de locais de reprodução do mosquito Aedes Egyptii, e enfatiza: “A Prefeitura vem fazendo sua parte, recolhendo lixo e entulho, limpando as ruas e intensificando as ações do fumacê, mas se a população não cuidar da limpeza de quintais e residências, eliminando os focos, os casos podem se multiplicar em questão de dias”.
Leones orienta para que as pessoas não apenas tomem as medidas profiláticas necessárias, mas que comuniquem à Vigilância Ambiental casos de imóveis fechados, especialmente com quintal, onde o mato e o lixo levados pelo vento podem originar possíveis focos. É só acionar o Disk-Dengue: 27 99754-2162
CUIDADOS PARA A PREVENÇÃO
- Elimine ou descarte adequadamente recipientes/depósitos inservíveis como: latas, material descartável, casca de ovo, tampa de garrafa e outros;
- Mantenha vedados caixas d’água, poços, cisternas, tanques, tambores e outros reservatórios de água;
- Mantenha canaletas e calhas desobstruídas;
- Não deixe restos de materiais de construção ao ar livre, com risco de acúmulo de água das chuvas;
- Mantenha ralos e ladrões de caixas d’água protegidos com telas;
- Lave e escove bebedouros de animais, no mínimo uma vez por semana;
- Nos pratos aparadores de vasos de plantas, coloque areia grossa, de forma a não acumular água;
- Evite armazenar materiais que possam acumular água.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.